Ferramenta comportamental: Os feedbacks que engajam
Um modelo de avaliação colaborativa que começa de dentro para fora. Todas as pessoas Builders fazem parte da solução e podem realizar avaliação de todas as pessoas.
Se você ficou curioso, o objetivo desse artigo é listar dicas de como implementar o Feedback 360, contando um pouco do que é e como utilizamos em nossa jornada por aqui.
O que é o Feedback 360
Trata-se de uma avaliação disponível para todos avaliarem uns aos outros. Não existe restrição com relação a pessoas que vão executar esse processo independente da área que atua, nível, mentor ou mentorado. Esse processo visa melhoria contínua dos nossos Builders e trabalha aspectos voltados a soft e hard skills, capacitação, perfil comportamental e pontos que precisam ser evoluídos constantemente.
Como é feito o Feedback 360
Na Builders avaliamos onze condutas, são elas: Proativo, consultor, colaborador, comunicador, especialista técnico, evangelista, argumentador, construtor, visão holística, disruptivo e customer success.
A avaliação consiste em um formulário elaborado, por meio de temas ou perguntas, atribuindo responsabilidades,comprometimento, atuação em equipe, valores comportamentais e éticos. Por se tratar de uma avaliação onde todos participam, é fundamental esclarecer o objetivo e a responsabilidade das respostas, demonstrando que além dos pontos positivos e elogios, é extremamente importante destacar pontos que são necessários para se desenvolver e aprimorar ainda mais.
Importante reforçar que não é necessário o Builder avaliar todas as pessoas, apenas as que participam mais ativamente no processo. Cada pontuação (de 1 a 5) deve ter critérios bem definidos, para não apenas favorecer o próximo e sim promover o seu desenvolvimento.
Benefícios do Feedback 360
Entendemos que um Builder que recebe essa avaliação, faz uma autocrítica sobre o que pode evoluir e como melhorar seu relacionamento interpessoal. Por meio deste feedback, conseguimos identificar objeções que impedem desenvolvimento não somente no âmbito profissional, mas pessoal também.
Listamos alguns:
- Maior engajamento de pessoas
- Orientação para treinamentos
- Maior transparência do desempenho das pessoas
- Identificação mais assertiva de problemas
- Cria uma cultura de feedbacks
- Manter a comunicação contínua
Mapa de calor Feedback 360
Cada conduta tem uma média e apresenta um termômetro. Quanto mais vermelho pior o desempenho da pessoa Builder, o azul representa um desempenho que pode ser considerado bom, ótimo ou excelente. Definimos que a nota máximo é cinco. Adotamos esse sistema como forma de parametrizar avaliações, mostrando como o desempenho pode aumentar e diminuir mensalmente para cada Builder.
Estamos conseguindo apresentar muitos resultados que almejamos: proximidade com Builders, empatia, assertividade nas entregas, mostrando senso de liderança e outras skills que estão sendo descobertas por muitos deles. Também não vamos negar aspectos que podemos melhorar.
O ponto aqui é que fomos audaciosos em implantar essa metodologia. A oportunidade de testar de forma disruptiva, trouxe visão genérica e um overview de planos de desenvolvimento.
E caso você ainda esteja se perguntando ‘’Qual a importância do feedback 360 em uma empresa de tecnologia’’? A relevância disso é trazermos informações mais concretas, inclusive sendo um dos critérios fundamentais para o Builders Awards.